Não quero ninguém motivado

  

 Os livros mais vendidos são os de motivação. Os palestrantes mais bem-sucedidos são os motivacionais e as propagandas tidas como mais emocionantes também são as que motivam. O tópico “frases motivacionais” está no topo das pesquisas do Google e eu acho tudo isso muito estranho. Sinceramente eu acho que a dependência por frases de efeito e toda essa necessidade diária de uma citação arrebatadora que te ajude a se arrastar até o final do dia, acho que tudo isso denuncia um verdadeiro problema, a falta de propósito. Explico.
  Os maiores atletas do mundo treinam sozinhos, sem música e sem torcida. Isso porque eles têm um propósito. Definem uma meta e fazem dela um alvo suficiente para movê-los. A cura da febre amarela saiu de cientistas que trabalhavam até tarde em laboratórios vazios. O computador foi inventado numa garagem, de madrugada, por alguém que queria muito aquilo. As propagandas mais geniais são fruto do trabalho de publicitários que viram a noite enquanto todos já foram embora. Cristiano Ronaldo, ao ganhar o premio de melhor jogador do mundo pela 5ª vez, disse que ia para a academia escondido de madrugada. Imagino a cena dele sozinho lá... com um foco muito claro. Isso é emocionante. O mesmo podemos falar dos poetas, engenheiros civis revolucionários e importantes militares romanos... Coisas relevantes são conquistadas por pessoas que definiram um propósito em suas vidas. Os viciados em frases motivacionais de calendário param o trabalho nos dias em que não acordam dispostos... Quem tem um “porque”, escolheu também um sentido para sua caminhada e porque é assim, não precisa de vídeos motivacionais do youtube contando a história a águia que perde as penas e bla bla bla... Motivação é como um fogo de palha frágil que precisa de constante alimentação.
  Conte Sponville disse: “se as pessoas soubessem melhor quem são, não precisaríamos a todo tempo dizer a elas o que elas deveriam fazer”. E é exatamente isso. Precisamos de motivação porque frequentemente estamos perdidos. Greg Glassman, inventor do crossfit, disse “você conquista o que você busca todos os dias, não o que faz quando está com vontade de fazer”. Esse é o ponto, quando se tem um propósito, você sabe o que fazer ainda que não esteja disposto. Você tem noção da importância de uma tarefa para um objetivo final. Mathew fraser resumiu genialmente o pensamento de alguém com foco “Se algo não deu certo, faça dar certo”. Simples assim. Encontre uma saída! Dê um jeito! Pense!

  Por isso eu sou encantado por aqueles que querem muito algo. Seja lá o que for. Pessoas apaixonadas por alguma coisa são apaixonantes. Vencer torna-se até secundário diante da grandeza de quem se entrega por inteiro. Gastronomia, música, ciclismo, cavalos, perder a barriga, parar de fumar, advocacia, dança, artesanato, dona de casa... apaixone-se por algo e não precisará nunca mais de frases animadoras escritas em caixas de cereais. E se quiser ajudar alguém, o faça auxiliando na busca de um “motivo”, uma “razão”, porque a motivação acabar em dias chuvosos, mas o propósito dá sentido a uma vida inteira. 

Use seu Facebook ou ID Google, poste aqui o que você pensa. É importante...



0 comentários: